02/03/2015

Ouvir música lendo, é possível?

| |
Um dia desses, passeando pelo instagram me deparei com uma foto com a seguinte frase: "gente que lê ouvindo música." Fiquei me perguntando, será que eu consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo? . Fui fazer o teste e não deu certo. A letra da música se embaralhava com as palavras do livro. Resultado : tive que reler o mesmo trecho várias e várias vezes! Acabei desistindo. Só que essa semana eu recebi uma carta da Lavinia em que ela me contava que adora ouvir música enquanto lê. Eu fiquei tipo "se ela consegue eu também consigo!" Mais uma vez eu fui tentar essa proeza. Depois de vários testes,as músicas certas e o livro certo, eu consegui! Bom, não consegui 100%. Comigo só funciona se for uma releitura, livro novo não funciona de jeito nenhum! Para quem ainda não consegue ler e curtir uma melodia ao mesmo tempo, aqui vai algumas dicas minhas e de outros sites:
 1-Escolha músicas em um idioma que você não domina, assim você não corre o risco de cantar enquanto lê (dica do site Guia do estudante)
2-Prefira as músicas lentas, ritmo suave. 3-Comece com livros que você já leu mais de uma vez.
 4-Se não conseguiu na primeira tentativa, tente outras vezes.
Aqui vai uma playlist pra ouvir enquanto devora um livro:
 1-Clair de lune-Debussy (pra quem gosta de música clássica)
 2- T-Shirt- Birdy
 3- Felicidade- Marcelo Jeneci (se música em português não te atrapalha )
4- Monomonia-Clarice Falcão
 5- Everything Has Changed- Ed Sheeran e Taylor Swift.
   Gostaram das dicas? Tem alguma música perfeita pra ler um livro? Comentem!

18 comentários:

  1. Não gosto de ler escutando música, prefiro o silêncio e a calmaria da madrugada rsrs

    xoxo ♪ Acordes Coloridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu for ler um livro, ou estudar no silêncio total, acabo que não consigo me concentrar, necessito de uma música no fundo, aliás para fazer quase que tudo no meu dia a dia.

      Excluir
  2. Na verdade ruído nenhum me atrapalha a ler. Se a música não for uma que eu surte e esteja muito alta (do tipo "não consigo ouvir meus próprios pensamentos) eu consigo ler numa boa. Tem vezes é melhor ler com música do que com conversa hahaha

    Beijos, http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não consigo ler e escutar música ao mesmo tempo,me desconcentrando totalmente,ai começo a prestar atenção na música e cantar kkkk acabou a leitura ai
    http://estanteutopica.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não conseguia , mas depois de várias tentativas deu certo. Por que não tenta com as dicas acima ?
      Bjs

      Excluir
  4. eu amo escutar musica lendo, claro a musica tem que combinar. harry potter escutando as musicas do filme é muito top. normalmente eu sempre tenho sorte de escolher aas musicas certas. otimo post.


    xoxo, seguindo aqui
    http://leiturasagaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna! Fico contente que tenha gostafo do ppst. Obrigada por seguir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Faz o teste com esse canal https://www.youtube.com/channel/UCVIig7ceMjt7k9vylTsGpiw
    Essa música e Linda https://www.youtube.com/watch?v=H-5QooQDoWM

    ResponderExcluir
  7. eu leio e ouço a musica de acordo a época do livro...sem letra! Incrível o efeito...por exemplo, estou lendo Frankenstein de Mary Shelley e ouvindo musica clássica do seculo XVIII!

    ResponderExcluir
  8. As vezes músicas me lembram algumas historias e vice e versa. Só q eu gosto de imaginar cada pedaço de chao, parar, reler, ler as cunversa em voz alta. Cm muscia n dá! Agr, tem grupos q fazem músicas sobre lovrps, aí o negocio fica *TOPZERA*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, tem o pessoal do joguinho, quando fazem um joguinho baseado em livros. Se os caras são bons, a historia pode ate n ficar mt boa: podem mudar a cara das personag, podem desrespeitar adicionando romances impróprios etc etc, mas a arquitetura, música, as roupa dos bixo... dez!!!

      Excluir
    2. Mas tipo, nada ao msm tempo, pois bagunça a mente. Td na memória, sim.

      Excluir
  9. Eu só consigo ler ouvindo musica principalmente porque só leio em transporte publico..e as conversas dos outros me tira a atenção. Já a música (tem que ser em outro idioma) me desconecta do mundo e deixa a cabeça livre para o livro...Curioso né?

    ResponderExcluir
  10. Oii, eu só consigo ler ouvindo música, sejam elas em português ou outro idioma, não me atrapalho porquê fico tão concentrada na leitura que a música em si fica "perdida" rsrs, se leio sem música eu me atrapalho toda, o silêncio me faz vagar em pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, porém como não escuto musicas em português, opto por eletrônicas ou pop, seja livro novo ou releitura. Depois eu associo a música ao livro, e só consigo ler o livro com ela. (Obs: leio o livro todo com uma música só)

      Excluir
  11. Gosto de ler com música, me concentro bem mais e pode ser todo tipo de música, até balada e entendo perfeitamente o livro

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !