12/08/2016

Série Autores: Giselda Laporta Nicodelis #1

| |
Olá gente linda!! Tudo bom?Hoje começa uma série aqui no blog que vou falar de alguns autores, brasileiros e internacionais. A autora de hoje é Giselda Nicodelis, escritora de muitas obras nacionais, espero que gostem de saber um pouquinho sobre essa autora! Deixe nos comentários se já leu algum livro dela tá? 



BIOGRAFIA:
Giselda Laporta Nicolelis é uma escritora brasileira de literatura infanto-juvenil.
Nasceu em São Paulo, capital, em 27 de outubro de 1938. Sua casa era uma ilha cercada de livros por todos os lados, o que a tornou até hoje uma leitora compulsiva.
Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Publicou sua primeira história em 1972, a antologia Estórias, Bichos! pela Editora do Escritor, SP, imitando a saga de Jacó, do famoso poema de Camões. Depois de 14 anos, finalmente, foi a vez do primeiro livro, Coruja Lelé, também de literatura infantil, pela mesma editora. Hoje sua obra abrange mais de cem títulos, entre livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por dezenas de editoras, com centenas de edições, e milhões de exemplares vendidos.
Exerceu também o jornalismo, em publicação dirigida ao público infantil e juvenil, e trabalhou como coordenadora editorial, em duas coleções juvenis. Sócia-fundadora do Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil, cujo acervo se encontra atualmente na Universidade de São Paulo, da União Brasileira de Escritores, do Sindicato de Escritores do Estado de São Paulo e da Clearing House for Women Authors of America. 
Recebeu vários prêmios, de poesia, conto, romance, e literatura infantil e juvenil, entre eles: Prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infantil, da Secretaria do Estado da Cultura, SP, 1974; Prêmio Nacional João de Barro de Literatura Infantil, da Prefeitura de Belo Horizonte, MG, 1980; Prêmio APCA (Associação de Críticos de Arte) do Estado de São Paulo, de Literatura Juvenil, 1981; Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil, da Câmara Brasileira do Livro, 1985, São Paulo, SP, em parceria com Ganimedes José.
Giselda é mãe de 2 cientistas: Miguel e Lucas Nicodelis. Ela possui mais de 100 títulos, entre eles estão livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, com milhões de exemplares vendidos e publicados por várias editoras. 

Espero que gostem dessa série!! Falarei sobre autores durante esse semestre e algumas novidades. O único livro que eu li da autora foi "O corpo morto de Deus"!! Eu fiz até resenha dele lá no meu canal, quem quiser conferir, deixarei o vídeo aqui embaixo. Beijinhos e  até a próxima!!




Referências:
http://www.goodreads.com/author/show/293699.Giselda_Laporta_Nicolelis
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giselda_Laporta_Nicolelis

2 comentários:

  1. Estou aqui batendo a minha cabeça para lembrar o nome do livro que eu li dessa escritora,mas esta difícil.Como você disse ela escreve infanto-juvenil e foi nessa fase que tive contato com ela.
    Gostei da ideia de ter um espaco para falar de escritores.Eu tambem criei um para esse fim no meu blog.Alias já estou te seguindo

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!! ;) Se lembrar o nome do livro, deixa aqui nos comentários para eu conhecer ta? Parabéns pela sua iniciativa também!! Beijos!!

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !