20/02/2016

{Clássicos} O Sol É Para Todos - Harper Lee

| |
"Você só consegue entender de verdade uma pessoa quando vê as coisas do ponto de vista dela." -Atticus  Finch.
  Classificação: 5/5- 364 páginas - Romance- Editora: Jose Olympio 

Bom, por onde começar diante de uma obra tão incrível como essa? Para explicar o porquê de tanto euforismo meu diante desse livro ganhador do prêmio Pulitzer de Literatura, preciso contar o motivo por tal escolha. Assim como literatura brasileira, sou apaixonada pela literatura inglesa! Desde que comecei meu vício pelo mundo dos livros, desejava ler grandes obras como O Sol é para todos, Moby Dick, A Vida Secreta das Abelhas, A invensão das Asas e dentre outros que vou descobrindo. Dito isso, vamos começar falar sobre a delícia que é ler 'To Kill a Mockinbird'( título em inglês).
   
     A história é dividida em duas partes e tem como narrador-personagem a filha mais nova do advogado Atticus Finch, Jean Louise, mais conhecida como Scout. Ela narra sobre a vida pacata onde junto com o irmao Jem nasceram, o condado de Maycomb. Dentre as travessuras de Scout com o irmão e o amigo Dill, o leitor recebe um aprendizado de como era uma sociedade dos anos 30 nos Estados Unidos como uma espécie de sociedade estamental, visto que, naquela época cada um era conhecido pelo nome e a fama da família. O foco da história é a desigualdade social existente e o preconceito gerado por conta disso. O pai de Scout, recebe um caso para defender um acusado negro e toda a cidade racista acaba mostrando suas críticas não só ao advogado, mas também aos seus filhos, Scout e Jem. Apesar do romance do século XX, a temática explorada pela brilhante Harper Lee mostra um contexto de enredo atual.
     Uma das inúmeras características que chamaram a minha atenção ao decorrer da leitura foi o caráter imprevisível. Mas deixe-me explicar melhor isso! Na maioria das vezes ao lermos um livro, sempre chega aquela parte "chata" da leitura, onde os fatos parecem ficarem monótonos demais, porém, em O Sol é Para Todos, surpreendentemente isso não acontece!!! ( Leve em conta minhas três exclamações não como um exagero, mas como uma verdade comprovada do que acabei de dizer) 

    E sem dúvidas, foi um livro que impressiona e faço minha as palavras de outras pessoas que também já leram: "um livro que você TEM que ler". Isso mesmo, é obrigação sua leitor amante da literatura de qualidade e romances bem escritos! E se você quiser um dado mais cético, vamos falar matematicamente sobre minha opinião a respeito da leitura desse : Sabe o gráfico da parábola? Pois bem, em O Sol é para Todos, a concavidade seria desenhada para cima = positivo, ou seja, não tem picos negativos ou "chatos", esse livro é sensacional! Nele, não só a pequena Scout aprendeu com as sábias palavras do pai e da vida, mas também teve uma contribuição para essa tímida leitora que agora os escreve. 
   Para terminar, uma dessas pequenas amostras grátis da leitura: " - Mas antes de ser obrigado a viver com os outros, tenho de conviver comigo mesmo. A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa." - Atticus Finch
P.S: Tem filme sobre o livro! 

Priscila Quézia Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !