21/03/2016

Como curar ressaca literária?

| |
Olá Bookaholics ! Hoje eu não trouxe resenha, nem DIY. O post do dia veio com dicas para tentar se livrar de uma bela ressaca literária. Mas afinal, o que é uma ressaca literária? Em termos simples, é aquela incapacidade de ler um livro novo, porque ainda não conseguiu superar o anterior. Sabe quando você termina um livro muito bom, ou muito triste e estória fica rondando na sua cabeça há cada 5 segundos ? Quando você até tenta ler um livro, mas não sai da primeira página? Esses são sintomas da famosa ressaca literária. Ela também pode ocorrer quando lê uma porção de livros atrás do outro e não consegue ler o próximo da lista. Ou quando você está lendo uma saga e a sequência ainda não foi lançada.








  Seja qual for o motivo da sua ressaca literária, aqui vai algumas dicas para tentar te livrar desse problema :


1- Passe 3 dias , ou mais, sem tentar ler algum livro.

2-Nesse meio tempo, ouça músicas, escreva alguma coisa. Invente algo diferente para fazer.

3- Depois desse período sem livros, escolha 3 obras que você não saiba nada a respeito. Nada de sinopses,nada de resenhas, nada de altas expectativas.

4- Escolha um desses 3 livros para ler ( pode ser em forma de sorteio ), em lugar bem tranquilo e arejado.

5- Se mesmo assim a leitura não fluir. Deixe o livro de lado por pelo menos 2 horas e vá fazer algo diferente.

6-Tente novamente, se não conseguir, insista. Quanto mais você se entrega à ressaca literária, mas difícil vai ser sair dela.

7- Crie metas. Exemplo : " vou terminar pelo menos esse parágrafo ", "vou terminar o primeiro capítulo " ou "Quando chegar no terceiro, eu paro."
Quando vocer perceber, vai estar lendo tranquilamente, se ajuda de metas.

8- Caso isso não aconteça
 Pegue outro livro e lembre-se ! Nada de sinopses, nada de resenhas, nada de altas expectativas.


                                               Para tentar evitar a ressaca literária :

1- Não emende uma leitura atrás do outra. Por mais que pareça ser impossível ( já que ler é tão bom )não começar um livro logo depois de terminar um, dê um tempo ao seu cérebro. Ele merece um descanso. Deixe um espaço de pelo menos 4 horas entre uma leitura e outra.

2-Ao terminar de ler uma saga ou trilogia, não toque em nenhum livro por pelo menos um dia.

Nem sempre dá para fugir de uma ressaca, então não se desespere e tente seguir as dicas citadas acima e espero que elas ajudem. Mas me contem, o que vocês fazem quando estão de ressaca literária?
Aguardo as dicas de vocês! Beijos até outro dia !

6 comentários:

  1. Oi Anne!
    Adorei suas dicas! Eu faço isso de não emendar um livro depois do outro, deixo um espaço de um dia entre eles. Outra coisa que gosto de fazer é alternar os assuntos, por exemplo, se eu terminei uma distopia, eu pego de outro gênero pra ler (romance por exemplo).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sora ! Que bom que gostou das dicas. Eu amei a sugestão de alternar com gêneros diferentes, é uma boa ideia. Beijos e volte sempre !

      Excluir
  2. Olá gostei muito das dicas. Estou passando por uma situação de ansiedade. Eu tou sem ler a cerca de 4 ou 5 dias pois estou esperando vir um livro que quero muito ler! Acontece que eu tou tão ansiosa que não penso nem outra coisa. Só pesquiso sobre livros, procuro opiniões e tou sempre pensado em livros. Foi cheia de medo de ganhar meio que uma ressaca literária devido a esta ansiedade e que quando o livro chegue eu há esteja cama anda. Na passou por isto? Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Meu blog: http://oslivrosdamia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Meu blog: http://oslivrosdamia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Olá gostei muito das dicas. Estou passando por uma situação de ansiedade. Eu tou sem ler a cerca de 4 ou 5 dias pois estou esperando vir um livro que quero muito ler! Acontece que eu tou tão ansiosa que não penso nem outra coisa. Só pesquiso sobre livros, procuro opiniões e tou sempre pensado em livros. Foi cheia de medo de ganhar meio que uma ressaca literária devido a esta ansiedade e que quando o livro chegue eu há esteja cama anda. Na passou por isto? Beijocas

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !