26/08/2016

Série Autores: John Harding #2

| |


Oláá gente linda!! Tudo bom? Hoje é dia de mais um #EspecialAutores. Escolhi apresentar para você e falar um pouquinho sobre o John Harding! Gente, lembrando que tudo que eu coloco aqui é a partir de outros sites e blogs, e aqui deixo todos os CRÉDITOS para o trabalho dos produtores de conteúdo, okay? Então vamos lá!!


Escolhi falar sobre o John porque fiquei encantada com sua escrita a partir do livro "A menina que não sabia ler". O autor tem um poder incrível na descrição de detalhes durante a narrativa que me deixou impressionada. Entretanto resolvi expor sua biografia que retirei do skoob e encontrei uma entrevista com ele feita pelo Gustavo do Ler para Esclarecer.







BIOGRAFIA

John Harding nasceu em uma pequena aldeia Fenland na Ilha de Ely, em 1951. Após a vila local e escolas de gramática, ele leu Inglês em St Catherine’s College, em Oxford, onde ele se sentava ao lado de Martin Amis, durante uma palestra. Trabalhou primeiro como repórter e depois como escritor e editor em revistas, antes de se tornar um escritor freelance. Seu primeiro romance foi aclamado best-seller e que fizemos nossas férias. Ele mora em Richmond upon Thames com sua esposa e dois filhos.








ENTREVISTA


Oi Gustavo.


Aqui estão as minhas respostas . Desculpe eu não ter respondido algumas delas, porque eu não quero dizer exatamente o que acontece no livro. Eu acho que o prazer no livro deve vir do leitor descobrir o que acontece. Todas as pistas estão no livro e quem lê-lo com muito cuidado será capaz de encontrá-as. Espero que esteja tudo OK.

Muito obrigado por dedicar seu tempo e esforço para me entrevistar. Suas perguntas eram realmente interessante.


Abraços, John.


AVISO! Esta entrevista pode conter spoiler do livro.

Como surgiu a ideia de escrever o livro "A Menina Que Não Sabia Ler? 

JH: Ela veio de "The Turn of the Screw" de Henry James, a história do fantasma clássico, sobre uma governanta, dois filhos e um guardião ausente. No livro de James a história é contada pela governanta e tudo é visto a partir de seu ponto de vista. Eu pensei que seria interessante vê-lo a partir do ângulo de uma das crianças. Eu decidi não fazer uma reescrita da história de James, mas simplesmente usar a situação básica de governanta, dois filhos e uma casa remota. Na história de James o leitor nunca sabe ao certo se os fantasmas são reais ou se é tudo na imaginação do governanta. É para o leitor decidir e eu gostei da ideia. 

Você gosta de psicologia? Já que o livro trata de assuntos mentais.

JH: Sim. Sou casado com uma psicoterapeuta e eu estou interessado na forma como a doença mental é tratada nos dias de hoje. A sequencia desse livro falará sobre isso e eu li um monte de livros sobre a história do tratamento de saúde mental para isso. Deve ser publicado no Brasil no próximo ano. 


Você se inspirou na obra de Henry James “A Volta do Parafuso” para escrever o livro?

JH: Eu acho que já respondi a essa questão na primeira pergunta. 


 Srta. Taylor era realmente um fantasma como Florence pensava que era, ou ela fazia parte da loucura da Florence?


JH: Eu acho que é para o leitor decidir. Mas ao contrário do livro de James, no meu livro não há uma resposta definitiva se o leitor é inteligente o bastante para trabalhar com isso. 


Porque a Srta Taylor tinha a intenção de sequestrar Giles?

JH: Mais uma vez, eu acho que essas coisas são para o leitor decidir, mas as respostas estão definitivamente no livro. 


 O que significa a frase “Ah meu querido, eu poderia comê-lo”?

JH: É realmente "Minha querida, eu poderia comer você." Em Inglês temos uma frase bem conhecida "Você parece bom o suficiente para comer. Isso significa que se você se sente muito afetuoso com alguém, embora, obviamente, no contexto em que a Srta Taylor usa a frase torna-se muito mais sinistra.


O que aconteceu com os pJHais de Florence? 

JH: Eu não gosto muito de responder a essa e algumas das perguntas anteriores, mas é simplesmente que eu não quero estragar o livro para aqueles que ainda não o leram. Eu acho que um leitor atento vai saber o que aconteceu com os pais de Florence. 


O livro terá uma continuação?

JH: A sequência já está escrita e a Leya no Brasil já comprou os direitos por isso deve ser publicado lá em 2014. 

Sobre o que falará a continuação?

JH: Eu não tenho certeza se entendi a pergunta. Se você quer dizer quem vai ser o narrador eu posso lhe dizer que não é Florence.

Existe alguma proposta de adaptação do livro para o cinema?

JH: Sim, eu acabei de assinar a adaptação do livro para filme com uma empresa de produção de filmes inglesa. Estou esperando para escrever o roteiro sozinho. Se tudo correr bem, eu espero o filme para ser lançado, talvez em 2015. 

O que acontece no livro é real ou apenas ilusão da mente de Florence?

JH: Bem, o que você acha? É para você e os outros leitores decidirem.

Então é isso gente, espero muito que tenham gostado!! Preparei com todo carinho do mundo!
Deixe nos comentários o que acharam!!
Um beijinho e até a próxima.

4 comentários:

  1. Estou querendo ler A menina que não sabia ler já tem quase 3 anos, mas estou sempre adiando. Acabei pulando a entrevista com medo de spoiler, hahahaha. Mas, quando eu ler o livro volto nesse post pra conhecer mais sobre o autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk Volta mesmo Anne, vale muito a pena ler!!! Recomento demais! Tem resenha dele no meu canal.. E NÃO TEM SPOILER!! Beijinhos!!

      Excluir
  2. Olá
    Adorei o post e desse autor já li A menina que não sabia ler. Fiz essa leitura há muito tempo atrás, mas até hoje lembro o quanto fiquei encantada com a narrativa envolvente. A entrevista é ótima e de uma coisa tenho certeza: preciso ler a continuação..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Eu também quero ler a continuação Fer!!
      Obrigada pelo seu comentário, gatinha!!
      Beijinhos!!

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !