28/05/2017

O livro que salvou minha semana

| |



  Você já sentiu como se estivesse mergulhada em um mar aberto de dor e sofrimento e cada problema ou qualquer bobagem que te deixasse triste fosse como uma pedra amarrada em seus membros e que te puxavam para o fundo, cada vez mais fundo, mais fundo e
quando você está quase desistindo de lutar, tenta se agarrar a qualquer fio de esperança antes de desistir? Eu já me senti dessa maneira e meu salva-vidas foi um livro que eu jamais imaginei que poderia me ajudar: "A lista negra"



"A lista negra”(resenha em breve) foi um presente de aniversário que eu queria faz um bom tempo, mas que não seria o livro ideal para ler naquele momento por ser um livro de temática triste e com temas beem pesados.  Na verdade, há dias eu não tinha vontade de ler livro nenhum, o que é estranho porque os livros sempre foram minha válvula de escape. Mesmo assim, pensei: “ porque não tentar voltar ao mundo da leitura com esse livro? Já estou na pior mesmo. ”
Logo nas primeiras páginas O livro me fez chorar e questionar diversos fatos da minha vida (universidade, amigos, família...), porém continuei lendo porque, pela primeira vez em dias, estava conseguindo me interessar por um livro. E foi bom continuar a leitura, porque a cada lágrima derramada, cada questionamento, cada processo de cura e amadurecimento da Valerie (personagem principal) , funcionou como O instrumento que eu precisava para soltar os pesos que me faziam afundar.
 Eu abracei o livro, como já não fazia antes, carreguei-o por todo lado e o li velozmente toda vez que me sentia excluída (ultimamente ando me sentido muito assim), raivosa, triste. De repente não era só eu e um livro. Era eu e o livro somado aos personagens e suas dores, envoltos em mundo onde meus problemas não estavam. E no fim daquela obra eu me senti bem, confortável.  Triste pelo fim do livro, mas viva e pronta para enfrentar o mundo real de novo.
Não que de vez em quando eu não me sinta sufocada pela tristeza, mas ela tem aparecido com muito menos intensidade e estou reaprendendo a lidar com ela. Acho que uma das coisas que faz o desespero passar é se agarrar com todas forças em hobbies que já te fizeram muito feliz alguma vez, mas que não parecem ter o mesmo efeito agora. Ou arranjar hobbies novos, mesmo que no momento a tristeza seja tão grande que nada pareça capaz de te salvar, mas tente.  E lembre-se de uma frase clichê, porém que é pura verdade: “vai passar! ”
Talvez esse texto tenha fugido um pouco do foco do blog, mas eu acredito que ele precisava existir, porque quem sabe não tem mais alguém por aqui com sentimentos idênticos aos meus,e de repente precisava saber que não está sozinho. Fora que eu precisava realmente falar como esse livro salvou minha semana, quem sabe até minha vida.
 Comentem aqui se já teve algum livro que tirou você do fundo do poço ou qualquer outra coisa que tenha servido como válvula de escape. Vale também desabafar. Seria ótimo saber que não sou a única surtando de vez em quando com a realidade da vida.

Deixo a sinopse do livro e uma recomendação: apesar dele ter me ajudado, talvez não sirva para todo mundo. Se você estiver com depressão ou ansiedade, é bom não se arriscar.

Sinopse:E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

25 comentários:

  1. Ola
    Ainda não li A lista negra, mas já li outros livros da autora e gostei bastante da forma como ela desenvolve a temática. Tenho muita curiosidade em ler esse por conta de tantos comentários positivos que já li. Fico feliz que a obra tenha lhe ajudado sim, obrigada pela recomendação!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi. :)
    Faz bastante tempo que tenho esse livro na lista de favoritos, mas nunca consegui comprar rs.
    Apesar de não gostar de ler sobre temas que já sofri na pele, de alguma forma é reconfortante vc ver que outras pessoas passam por isso e conseguem se livrar. São temas que fazem refletir e gosto disso.
    Adorei sua sinceridade na resenha, é sempre bom ler algo tão sincero e verdadeiro. Um livro sempre é uma boa pedida nos momentos de tristeza e tb de alegria.
    As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei deste livro, mas achei o final muito corrido. Li um outro livro com esta mesma abordagem, Dezenove Minutos e achei que lá a história foi mais desenvolvida.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Seu texto veio em boa hora, pode ter certeza!
    Acho que é normal (embora não deva ser) sentir assim de vez em quando, mas é sempre bom lembrar que podemos sair dessa tristeza enclausuradora que nos prende. Eu tô lendo um livro que se chama "Meu coração e outros buracos negros" e acho que seja bem nessa temática de "A lista negra", mas até agora não me prendeu como você. Mas fico feliz que a leitura tenha te ajudado, ela também já está na minha lista!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Quero ler esse livro a vários anos, mas sempre passo outros na frente. Nossa! Me emocionei bastante com seu relato, palavras intensas porém verdadeiras. Fico feliz que tenha encontrado nesse livro uma forma de questionar o momento que está passando e se livrar dos pesos negativos. Torço para que tudo se resolva e quanto ao livro certeza que vou repensar minhas prioridades e darei logo uma chance pra ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Minha amiga está louca por esse livro, eu pelo contrário tenho curiosidade em realizar a leitura dele,mas não tanto quanto ela! E fico bem feliz que esse livro tenha lhe feito refletir sobre tudo que está passando!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei o título dessa postagem, muitas vezes um livro tem esse poder de salvar o dia, a semana, o mês....
    Vejo muitos comentários sobre esse livro mas ainda não o conferi.O mais interessante é isso, a capacidade de um livro de nos atingir de alguma maneira e nos fazer refletir sobre o que nos cerca!
    Recentemente o único deles que cruzei dessa maneira foi Pecadora, da autora Nana Pauvolih! É libertador e nos faz refletir sobre o ser mulher e sobre as nossas vontades.
    Abraços

    livrosagogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Então, eu nunca ouvi falar do autor ou do livro. Realmente a livro que nos salvam e nos ajudam apenas por serem bons, então eu me vejo na frase que você citou "Triste pelo fim do livro, mas viva e pronta para enfrentar o mundo real de novo." E sim, eu tenho um livro que de certa forma é minha valvula de escapa, Febre Negra da Karen Marie Moning. Por algum estranho motivo esse livro me acalma, ele não é exatamente um livro romântico, um livro de autoajuda, nada similar. É um livro simples de fantasia que por algum motivo eu vejo lendo sempre que não me sinto bem comigo mesma ou estou em um momento de emoção extrema, como raiva. Enfim, adorei o seu post, foi bem... honesto, não sei definir. Mas obrigada, foi maravilhoso ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Sempre vi esse livro e essa capa (LINDA) mas nunca soube do que se tratava.
    Já imagino que a história deva ser maravilhosa pelo que disse, fiquei curiosa pra ler a cena do tiroteio, que deve ter sido muito bem escrita! Seu desabafo realmente me emocionou. Já me senti assim e "saí" disso lendo todos os livros de John Green.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas adorei a resenha! Coloquei em minha lista!!! Esses livros que nos tiram no fundo do poço são muito amorzinhos... Mas o que disse sobre ele já me emocionou, quero nem pensar o livro...

    Bom, você perguntou se algum livro já tirou do fundo do poço, não se se foi algo assim, mas li um livro recentemente que de alguma forma me salvou um pouco mesmo sendo triste e um final péssimo foi uma lição de vida para mim: Raio de Sol.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nossa, sua postagem me fez pensar muito na vida, nas coisas que fiz e tudo o mais. Acho que todos os livros têm momentos que precisam ser lidos e outros não devem ser lidos por uma pessoa ou outra, pois pode fazer mal a ela.
    Eu não li esse livro, mas já tentei e não consegui, acho que não é pra mim.
    Fico contente que ele tenha te tocado dessa forma e que você tenha gostado.
    Sua postagem está perfeita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei a profundidade do seu texto e como você falou do livro. Eu ainda não li, mas tenho muita vontade porque vejo todo mundo falando super bem da obra. Ainda mais depois desse seu relato, deu para ver a importância que um livro tem na vida de uma pessoa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas morro de vontade de conferir a história, porque ela parece muito intensa e com uma temática bem importante.
    Muito bom saber que o livro te ajudou em um momento difícil, não vejo a hora de ver a resenha dele por aqui ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi, Anne

    Eu já tive mais vontade de ler esse livro, hoje em dia sou meio neutra. Mas fico contente em saber que ele lhe ajudou a passar por uma fase difícil. Às vezes a gente se sente assim mesmo, e quem disse que livros não são bons conselheiros, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas estou curiosa.
    Acredito que será uma leitura intensa, já vi o quanto a leitura mexeu com você. E preciso ler em um momento que esteja inspirada, ou sei que vou sofrer durante a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Oláa! Adorei o post, e posso dizer que sei exatamente como é essa sensação. Ler A lista negra também me ajudou muito na época, e diversos outros livros com temáticas parecidas já me tocaram bastante também. Você não é a única, com certeza <3 Não sei se já leu, mas recomendo muito Por Lugares Incríveis, talvez você goste também!

    Beeijo! :D

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Sei exatamente como é a sensação de estar tão mal que não consegue nem pegar um livro para ler. Com a correria da vida somada a alguns problemas, minhas leituras acabaram ficando totalmente de lado. Não tinha ânimo para nada.
    No entanto, me surpreendi por "A lista negra" ter sido o livro que te ajudou. É uma temática muito pesada e, confesso, não tenho muita vontade de ler. Para mim, o que funciona mesmo são aqueles livros mais leves, que me fazem esquecer um pouco os problemas.
    Adorei o post e fico feliz que o livro tenta te ajudado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi Anne,
    Tenho vontade de ler esse livro há algum tempo, mas também quero o momento certo para lê-lo. Fico feliz que ele tenha te ajudado a passar por esse momento, a literatura e seus temas têm essa magia, e todo o aprendizado que ela traz, nos envolve e direciona em algum momento. Melhoras sempre.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Ainda não li esse livro mas já vi algumas resenhas bem positivas sobre ele, tenho muito interesse em ler, aguardo ansiosamente a sua resenha!

    Amei esse post, apesar de ser diferente do que geralmente escrevemos, é ótimo para incentivar outras pessoas a lerem quando estiverem passando por um momento parecido com o seu, adorei que esse livro te fez se sentir melhor, amo quando eles nos fazem refletir.

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Confesso que fiquei preocupada com o parágrafo inicial da sua matéria. Já está tudo bem mesmo, não é?
    Eu nunca li este livro, mas vontade não me falta, com certeza. Eu até tenho ele aqui em casa, só preciso conseguir encaixá-lo nas minhas metas de leitura.
    Acho maravilhoso esse poder que os livros tem de mudar tanta coisa em nós, nos ajudar tanto. Com certeza muitos livros mexeram comigo, dentre eles: Como eu era antes de você, Beleza Perdida, Harry Potter, Juntando os Pedaços e tantos outros.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  22. Que lindo seu texto <3 de fato já li vários livros que me fizerem repensar tudo na minha vida, não chego a ter problemas com tristeza como você, mas possuo vários outros, como insegurança, falta de confiança, problemas com amizades falsas e tudo mais, mas adorei um monte que este livro tenha te ajudado. Nao li ele ainda, mas fiquei mega interessada!

    ResponderExcluir
  23. Oi! Preciso dizer que também tenho um carinho muito especial por ele, lembro que quando eu o li eu estava em uma situação parecida, e ainda me encontro tendo dias em que me sinto insegura, para baixa, me sentindo inferior, achando que não tenho ninguém para contar verdadeiramente... Mas passa, e as coisas melhoram e sempre existe um momento que irá melhorar e você tem que focar neles e não desistir. Acredito que os livros são nossos melhores amigos, e os amigos nos ajudam nos momentos difíceis; fico feliz que tenha encontrado o amigo certo e que esteja melhor. A lista negra realmente tem essa capacidade <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Realmente quando estamos tristes devemos procurar refúgio em algum hobby, mas nem sempre dá certo, né? Eu sempre acabo buscando refúgio em músicas, mas há diversos livros e filmes/séries que já foram meu refúgio e continuam sendo. Bom, esse livro parece ser muito bom mesmo, está na minha lista de desejados faz um tempo e eu espero ler algum dia ainda. Enfim, se mantenha forte, pois como você mesma comentou: vai passar!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    "A lista negra" é um livro incrível mesmo ♥ acho que nenhum livro chegou a fazer comigo o que este fez com você, mas devo ter chegado bem perto de encontrar algum que me marcasse dessa forma. Não sei dizer bem se já cheguei no fundo do poço, mas teve um tempo em que eu andava muito deprimida, angustiada e sozinha, e o que me "salvou" mesmo foi a música.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !