12/02/2015

[Resenha] Eleanor e Park

| |




Título: Eleanor  E Park
Autora: Rainbow Rowell
Tradução: Caio Pereira
Paginas: 328
Editora: Novo século

Sempre que estou trocando cartas com meus amigos, pergunto a eles sobre seus recentes livros favoritos. Em uma de suas correspondências, minha amiga Cris citou "Eleanor e Park ". Depois de ler e me apaixonar por esse maravilhoso livro, decidi compartilhar com vocês a história desse casal.

Sinopse
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



Resenha:

Eleanor  é uma garota com o cabelo bem cacheado e ruivo e sempre se veste de maneira "inapropiada" , digamos que um pouco masculino. Aos 16 anos de idade, ela se senti gorda e pouco atraente, mas esse não é o maior de seus problemas. A garota mora em uma casa pequena com quatro irmãos  mais novos,  a mãe e o padrasto que ela muito odeia. A situação financeira da família é tão ruim,  que Eleanor divide um quarto minúsculo com seus irmãos e  usa um banheiro sem portas.
No ônibus escolar, a caminho do primeiro dia de aula,  ela se senta ao lado de Park. Ele,  também com 16 anos de idade, é um adolescente que adora gibs e é descendente de coreano.
Os dois, a princípio não se dão bem,  entretanto tudo muda quando Park, discretamente, começa a emprestar seus gibs de x-mem e Watchemen para Eleanor. Aos poucos os dois vão se aproximando através de animadas conversas sobre quadrinhos, envoltos  em famosas melodias de 1986, ano em que se passa a história do casal.
Em pouco tempo,  Park parece ser a única coisa que realmente vale a pena na vida de Eleanor. Os poucos minutos de conversas que os dois tem diariamente no ônibus, são preciosos para ambos. Os finais de semana, São considerados por eles, chatos e tediosos, onde esperam ansiosamente pela segunda-feira para voltarem a completarem o vazio que sentem quando estão longe um do outro.

"Só o que faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que faço quando festamos juntos é entrar em pânico. Porque cada segundo parece ser tão importante. E porque sou tão maluca, não me controlo. Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como quero você?h"

O sentimento que vai crescendo entre os dois é tão intenso que Park se assusta com suas próprias atitudes e emoções, que sente quando está próximo de Eleanor.

"Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada. A não ser tocá-la. A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz."

Minha impressão sobre o livro:
Achei muito envolvente, carregado de emoções e trechos de suspirar, e desjar um amor tão bonito quanto o de Eleanor e Park. A história me fez pensar sobre o drama que faço quando estou com problemas,  pois a personagem do livro enfrenta situações piores que a minha,  e ainda assim consegue sorrir perto de quem ela ama.



4 comentários:

  1. Sua resenha so me fez querer ler mais ainda esse livro rsrs
    beijos

    http://acordes-coloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Jocilene! Acompanhe mais delas seguindoo blog. Ah! Vou dar uma olhadinha no seu blog e sguir tbm. :)

      Excluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !