29/04/2016

{Resenha} Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

| |
para_todos_os_garotos_que_ja_amei  5/5, Literatura internacional - Romance, 320 páginas, Editora Intrínseca

Quem já não esteve apaixonado(a) por uma pessoa, mas não tem coragem de dizer? Daí, você resolve escrever uma carta para essa pessoa, contando sobre seus sentimentos e sobre o que fez você se apaixonar. Claro que você jamais entregará essa carta, ela serve apenas para conscientizá-lo de que aquele sentimento não existe mais, acabou.  Dessa forma, você pensa, conseguirei esquecê-la(o) de vez! Pronto, tudo parece resolvido. Mas não se engane, sua carta pode acabar chegando ao destinatário, mesmo que você não queira. . . O que você faria agora?
Antes de começar a nossa história, gostaria de agradecer pela indicação do livro a minha amiga Mariana, se você estiver lendo mais essa resenha, obrigada por sempre lembrar de mim para dar ótimas escolhas para livros!  :3
Agora vamos lá! A carta que você escreveu quando apaixonado(a), agora está nas mãos da pessoa que tanto você amou. O que fará agora, dirá que foi um terrível engano, que a carta não foi sua ou que. . . difícil? Pois deixa eu te contar como a nossa personagem se saiu dessa!
Conheçam a Lara Jean, uma adolescente apaixonada pelas irmãs e o pai, por cozinhar brownies, ler livros e. . . por mais cinco garotos! Espera, não foram todos de uma vez! Lara Jean teve algumas paixões durante a sua adolescência, paixões essas por garotos que nunca souberam ou pelo menos suspeitaram dos sentimentos dela. Por isso, ela decide escrever uma carta para cada um desses rapazes, contando sobre suas supostas paixonites. Era a forma que ela criou de tirar aqueles sentimentos de si e transpor para o papel, assim, eles não passavam de uma lembrança.
Lara Jane é órfã de mãe, por isso vivia com o pai que era ginecologista e obstetra e as duas irmãs, Margot e Katherine( Kitty). Aquela, mais velha do que ela e esta, mais nova. As três, formavam o trio das Irmãs Songs. Song era o sobrenome da mãe, cuja descendência era coreana, por isso, as meninas são metades americanas e metades coreanas, por assim dizer. É bastante interessante ver uma protagonista meio oriental e ler sobre alguns costumes que eles têm, principalmente ligados à gastronomia, pois Lara Jane e a família cozinham pratos de origem coreana.
O vizinho da família é o amado, Josh. Digo o “amado”, porque é verdade, sem ironia. Josh é quele tipo de pessoa que todo mundo gosta e quer ter por perto. Prestativo, carinhoso, inteligente, mais velho. . . porém, sinto informá-las de que ele já tem namorada! Isso mesmo, a irmã de Lara Jean, Margot namorava com Josh por uns dois anos.
E Josh era amado por toda a família Corvey( sobrenome do pai). Antes do envolvimento com Margot, Josh conheceu as meninas logo que mudara para a casa ao lado, todos crianças brincavam juntos e assim ficaram amigos. Como descrito pela própria Lara Jean, Josh estava sempre por perto desde a mudança. E fazia coisas ou atividades para cada um deles que particularmente só o faziam ser mais bem visto pela família. O pai, que vivia cercado por garotas, tanto devido a profissão, quanto em casa, gostava da companhia de Josh para atividades mais masculinas como a pesca. Kitty, porque ele jogava cartas com ela e não ficava entediado com isso e assim por diante.
Um belo dia, Lara Jean se dar conta de que sua caixinha azul-petróleo, dada por sua mãe para guardar as coisas que fossem importantes para ela, sumiu! Qual é o problema? Era lá que Lara Jean guardava suas cinco cartas de amor! Todas com o endereço dos destinatários, prontas para serem enviadas! E foi isso o que aconteceu.
E um por um na história, vai acabar recebendo a suposta carta. O primeiro felizardo é Peter Kavinsky. O garoto popular da escola e o que todas as meninas são ilogicamente apaixonadas, vocês sabem como são clichês coisas como essas não é? Eu sei, eu sei, mas é surpreendente e uma delícia de acompanhar, veja só!
Todos e até a própria Lara Jean se pergunta o que viu em Peter Kavinsky, um garoto aproveitador que só importa-se com o seu status. No entanto, ele e Lara Jean já foram amigos no fundamental e ela gostou dele por um tempinho, logo foi substituído por outro, como já é evidente. Mas eles ainda estudavam na mesma escola e Peter namorava uma garota chamada Genevieve e todos diziam que ela o tinha na palma de sua mão. Apesar de outro rompimento, o desse vez pareceu ser sério entre eles.

No mesmo período, Josh interroga Lara Jean sobre uma carta que recebeu dela, revelando seus sentimentos. E por um motivo do coração, aquilo fez a nossa garota repensar sobre Josh. Será que ela realmente tinha esquecido dele? Ou estava apenas mentindo para si?
Por conta disso, Lara Jean começa a namorar Peter, como uma forma de provar não só para ela, mas para Josh, de que aquela carta não significava nada! E qual era a vantagem desse namoro falso para Peter? Simples, ele não queria que as pessoas soubesse que Genevieve o tinha na palma da mão, ele não seria jamais mandado por ela. Assim, os dois embarcaram nessa loucura de namoro falso.
E desde que entrou nessa, Lara Jean só tem passado por confusões! Seus limites são testados e ela é forçada a sair da sua zona de conforto e assumir o seu posto de namorada do garoto popular. Deve ir à festa, jogos de futebol e sair com a galera do time, pois Peter faz parte dele.  Aos poucos, as famílias de ambos se envolvem na trama e tudo fica mais envolvente e engraçado.
Então, será que a mentira vai compensar tudo isso? Os sentimentos de Lara Jean mudaram ou só fizeram se aprofundar mais? Josh tem alguma chance com ela, mas e quanto Margot? Perguntem-se bem, mas, Peter vai admitir perder sua namorada, mesmo que não seja “verdadeira”?
Só lendo para descobrir! Mas garanto que vale a pena, a história é bastante fluida e fácil de entender. A cada capítulo você vai querer saber mais e mais. Pode ser um romance clichê, mas a autora Jenny Han( que também é coreana) conseguiu fazer uma história que prende de fatos seus leitores.
E será bem provável você se identificar com a protagonista, eu mesma fiquei surpresa como me identifiquei em alguns aspectos com Lara Jean. A leitura nos ensina a ser adaptados as mudanças e saber superar certas situações que acontecem conosco. No final, você vai ver, que tudo não passou de uma lembrança desagradável.
P.S: Tem continuação da história, viu? Quando eu conseguir o livro, leio e resenho para vocês!

Priscila Quézia Azevedo

2 comentários:

  1. Olá!
    Li o livro há um tempo atrás e adorei. É uma história muito apaixonante, fácil de ler e de se identificar com a personagem. Ele é ótimo para sair de uma ressaca literária também, rsrs.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Também me identifiquei muito com a protagonista, acho que ela tem "um pouquinho de todo mundo!" Uma leitura leve e contagiante de fato!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !