06/04/2016

{Resenha} Um Corpo na Biblioteca - Agatha Christie

| |


  Classificação: 5/5, Ficção policial, 224 páginas, Editora: L&PM Pocket

“Uma das mais engenhosas de todas as suas histórias de assassinato.” – Birmingham Post.


   Oii gente! Eu estava um pouco ausente por conta de uma viagem, mas já estou retomando as rédeas por aqui! Então decidi falar para vocês sobre a minha versão pocket de Um Corpo Na Biblioteca, isso porque, mesmo viajando, não pode faltar um livro na minha bolsa!  E já vou adiantando, esse foi mais um que me surpreendeu! Mas claro,ninguém menos do que Agatha Christie para nos fazer sentir assim! Confiram!



Imagine você acordar assustado no meio da noite por conta de um pesadelo, mas daí, minutos depois você volta a dormir, pois aquilo não passou de algo criado por sua mente. No entanto, ao acordar na manhã seguinte você descobre que tem um cadáver na sua biblioteca! Seria mais um truque da sua mente ou se tratava de um incidente terrivelmente assustador e real? O que você faria? Ligaria para a polícia ou se livraria do corpo? O que os seus vizinhos iriam pensar de você, que é um assassino ou cúmplice de um crime?

Essa foi a situação em que Dolly e Arthur enfrentaram ao encontrar um corpo na biblioteca deles. Mas claro, onde estão os meus modos, o Sr. e a Sra. Bantry. Um casal bastante respeitado no povoado e agora eram suspeitos de um crime! Mas de quem era o corpo, afinal?

                                                                    



Bom, ninguém na casa sabe. Nem os empregados, porteiro, motorista e muito menos o Sr. e a Sra Bantry. O caso é que, o corpo de uma jovem, bela e totalmente desconhecida por aquelas pessoas, foi encontrada morta, possivelmente estrangulada e deixada na biblioteca.

Os policiais entraram logo em ação, juntamente com o detetive, superintendente da polícia, médico e outros, que fizeram de tudo para dar uma resposta ao crime. A Sra. Bantry, não satisfeita com os esforços da polícia, decidiu chamar uma pessoa que com certeza, teria as maiores chances de descobrir quem era aquele assassino. Ninguém menos do que a gentil e carismática: Miss Marple!

Espera! Se você ainda não leu nada de Agatha Christie, saiba que a senhora Miss Marple, é uma velhinha muito astuta que consegue solucionar os crimes mais curiosos e até os tido como sem solução. Em várias histórias da autora, Miss Marple aparece para desvendar os mistérios, e em Um Corpo na Biblioteca, não foi diferente!

Voltando a história. Desde o início, quando foi chamada, Miss Marple percebeu que havia algo de errado com aquele corpo encontrado na biblioteca. Pelo o que aprendemos com ela, até na hora de culpar alguém, é preciso ser feito com cautela.

A trama começa a se desenvolver pelos arredores de St. Mary Mead, pessoas são interrogadas e como diz Miss Marple, não se pode confiar em tudo o que as pessoas dizem, pois até “os quientinhos são em geral os piores.” – Jane (Miss Marple) sempre diz isso.

O coronel Bantry de cara fica muito incomodado com toda a situação, aparenta ficar até depressivo, pois ele tinha seu respaldo entre os vizinhos e agora era o principal suspeito. Um homem, já velho e é encontrado em sua biblioteca o corpo de um jovem loira, isso leva a muitos falatórios entre as pessoas, especulações.

Outro assassinato mistura-se com o da jovem na biblioteca e cada dia que passa, os detetives parecem não entender a engenhosidade desse assassino. O que ele queria? Porque matou a jovem? Quem era essa garota? Tudo isso é desenvolvido de acordo com a leitura.

Vamos descobrindo aos poucos, o caráter das pessoas, principalmente daquelas que estão perto de nós. Aprendemos a ver até que ponto pode chegar um ser humano para conseguir o que quer. As pessoas podem fazer de tudo para satisfazerem seus próprios prazeres, então, cuidado! Não acredite em tudo o que dizem!
                                                          



E como sempre, nas histórias de Agatha Christie, precisamos ler página por página até o final para descobrir quem de fato é o culpado ou culpada. Fazemos nossas suposições no decorrer da leitura, é claro, mas sempre há um ‘pegadinha’ por assim dizer, e o final acaba sempre surpreendente! Se você ainda não teve oportunidade de ler uma ficção policial, leia as histórias da Agatha Christie e desvende junto com os personagens, todo o mistérios.

Além disso, a narrativa é bastante envolvente, a leitura muito fácil e acima de tudo: misteriosa!

Então, será que você consegue descobrir quem é o assassino? A Miss Marple já tem um palpite…


Espero que façam todos um boa leitura! 
Priscila Quézia Azevedo.
                                                  














              

2 comentários:

  1. Oi Pri, tive que comentar esse post porque Agatha Christie é autora de livros aclamados pela crítica e que chamam muito minha atenção, mas eu não sabia por onde começar. Depois da sua resenha, Vou me aventurar por esse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anne! Acredito que vá gostar bastante :D Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita! Seu comentário me deixa imensamente feliz. Deixe o link do seu blog , seguirei com todo prazer !